terça-feira, 20 de maio de 2014

Entrevista Exclusiva: Junior Lefevre - Lenda Mundial de Kata e Kumite 





Por Jesse Enkamp do Karatebyjesse

Pergunta:
É possível se tornar um campeão de nível mundial, tanto em kata como em kumite?
Muitas pessoas dizem que não.
Mas Júnior Lefevre provou que eles estavam todos errados.junior_lefevre (484x640)
Criado pelas ruas duras de Bruxelas, moldado pela mentalidade Mate ou seja morto das escolas antigas de karate, sensei Júnior Lefevre não é estranho ao trabalho duro e dedicação, seja em kata ou kumite.
Uma característica que o levou por todo o caminho até o topo do cenário mundial de Karatê até os dias de hoje.
Para ele, realmente não importa se você chama de "kata", "kihon" ou "kumite".
É tudo Karate.
E hoje, em nossa entrevista exclusiva, ele revela as histórias, lições e segredos que o levaram a partir do fundo para o topo.
De um jovem broto de Bruxelas para um campeão mundial.
Embora sensei Lefevre tenha se aposentado de competir ativamente, ele ainda viaja regularmente por todo o mundo dando seminários de kumite, inspirando Karate Nerds  e treinando novos campeões, como Rafael Aghayev e George Tzanos - quando ele não está ocupado dando aulas tradicionais em seu dojo na Bélgica.
E sim - ele tem histórico para  transmitir seus ensinamentos.
Aqui está uma pequena amostra:
WKF Campeão do Mundo 1996 e 2000 
WKF vice-campeão mundial 2002 
WKF Bronze Campeonato Mundial 1996 e 1998 
Campeão Europeu EKF Classe Aberta 1999 
EKF Campeão Europeu -70 kg 1995, 1996, 1998, 1999 
Campeão Europeu EKF Kata 1995, 1996 
EKF Campeonato Europeu da Classe Aberta medalhista 1997, 2003 
EKF European Championships medalhista -70 kg 1997, 2000, 2001, 2003 
EKF European Championships medalhista Equipe Kumite 2003
Agora ...
Você está preparado para mergulhar na cabeça de um mestre único de Karate?
Antes, Atente-se!
Porque aqui é Júnior Lefevre - Lenda de Kumite e Kata.
Divirta-se!Lefevre2010_0
J (Jesse): Tudo bem! Vamos começar desde o início. Quando e por que você começou a treinar Karate?
JL (Junior Lefevre): "Comecei a treinar Karate quando eu tinha 8 anos de idade. O motivo foi para a auto-defesa. Eu morava em um bairro de Bruxelas, que foi ... não é tão bomEu sempre fui provocado por outros garotos na escola, e um dia o o diretor sugeriu ao meu pai para me levar a um clube de artes marciais. "
J:Muitas vezes é assim que começa. Então, como era o treinamento na época, em comparação ao treinamento de hoje? 
JL: "Bem, houve certamente uma mudança na forma como as pessoas são treinadas. E absolutamente hoje em dia não é mais da mesma forma. antigamente, o treinamento consistia principalmente em copiar o que os outros estavam fazendo. Treinávamos duro, mas nunca fazíamos qualquer pergunta. Então eu acho que o Karate fez uma grande evolução na forma que os praticantes estão pensando hoje. "
J: Fazer perguntas é fundamental. Mas algumas pessoas argumentam que perdemos um pouco da mentalidade "cala a boca e treina" nesta evolução. O que você acha?
JL: "Eu sei o que você quer dizer. Depende de quem dá a aula. O sensei é um Karateca de verdade? Ou apenas um lutador? Ou apenas uma pessoa que treina kata para competição? Há uma grande, grande, diferença. Felizmente, eu fui ensinado por um sensei que era tradicional. Ele seguiu uma certa linhagem japonesa, Kaze e Shirai, que as pessoas do Shotokan reconhecerão - então eu nunca fiz Karate para a competição. Nunca. E isso influenciou minha carreira ".
J: Você não fez Karate como um esporte? Mas você tornou-se um Campeão do Mundo!
JL: "kumite esportivo era apenas um passo na minha evolução no Karate. Isso fez uma grande diferença, porque agora que eu sou aposentado como atleta, posso continuar minha evolução no Karate. É claro que eu ensino crianças e jovens para a competição, porque os seus pais me pagam para isso, e eu preciso para viver do Karate. Mas, por outro lado, também posso ensinar karate tradicional às pessoas. Eu sempre posso voltar aos meus princípios - kihon, kata, kumite. E o link que tem entre essas três disciplinas "
J: Isso é interessante, porque a maioria das pessoas - especialmente concorrentes - parecem desenhar uma linha de separação entre kata, kihon, kumite e Bunkai. Eles escolhem uma direção. Mas você realmente competiu em nível mundial, tanto em kata quanto em kumite. Explique.
JL: "Para mim, kata e kumite nunca esteve separado. Quando treinamos, sempre fazemos ambas as coisas. Kata e luta. É a maneira tradicional. Agora, talvez eu não fosse conhecido como o maior técnico de kata, mas você sempre podia sentir que eu estava lutando quando estava um kata.
É por isso que muitas vezes era bem sucedido em torneios de kata, apesar da minha técnica "não ser perfeita". Os árbitros podiam ver que eu estava realmente lutando. Eu estava expressando uma luta no meu kata. Os árbitros podiam sentir isso.
É por isso que eu alcancei o terceiro lugar no Open de Paris em kata, depois de [Michael] Milon e o cara japonês. Eu fui campeão europeu em kata e kumite no mesmo ano. Você não vê muito isso. Quando eu fiz kumite, eu era muito tradicional também. Eu mantive essa postura básica, com os pés firmes no chão. Para mim não foi problema para lutar na categoria de peso aberto - contra as pessoas duas vezes o meu peso, porque eu tinha realmente uma boa estabilidade no chão - graças à minha prática de kata ".
J: Então, você acha que é um erro para os jovens se especializar em uma coisa?
JL: "Eu acho que, é claro, é lógico que você sempre vai ser melhor e se especializar em uma modalide. Mas nunca devemos esquecer que também temos as outras partes. Hoje eu ensino um monte de atletas em um nível muito alto ... e o que eles fazem? Eles vão para a academia. E eles fazem Karate. Pessoalmente, eu nunca fiz academia - minha academia foi o kata. Para mim, esse foi o meu exercício de força. Eu acho que você pode usar o seu corpo para treinar muito; velocidade, força, resistência. Você não precisa ir a uma academia para isso. Mas você sempre precisa de uma boa base física antes da especialização ".
* Pausa para escrever autógrafos *
J: E sobre o abismo popular entre " karate esportivo" versus "karate tradicional"? Qual é a sua opinião sobre isso?
JL:  "Há uma diferença. Por exemplo, quando eu estava lutando na JKA tradicional [Japan Karate Association] era diferente da WKF [World Karate Federation]. Isso é verdade. Mas eu acredito que você deve sempre treinar com uma mentalidade tradicional. Quando for bater ... bata . Faça um makiwara mil vezes. Então, leve essa mesma mentalidade quando você for em busca de um ponto em uma luta.
Você não pode apenas fazer karate esportivo. Você deve sempre ter Karate tradicional como base. Infelizmente, os árbitros não se preocupam com isso, muitos treinadores não ensinam Karate tradicional mais. Mas eu não acho que é culpa do atleta. Eles apenas fazem o que está sendo ensinado!jutsko
Atletas velhos, como José Manuel Egea eram tecnicamente muito bons. Mas lutadores tops de hoje são apenas rápido, não são tecnicamente bons. Rafael [Aghayev] é uma exceção. Eles estão apenas clinchando o tempo todo e saltitando. Esta é a diferença entre o moderno e o tradicional. "
J: Então, você acha que os lutadores da velha guarda eram realmente melhor do que os lutadores de hoje?
JL:  "Os antigos atletas, como os caras franceses, eram tecnicamente muito bons. Como [Alexandre] Biamonti, por exemplo. É claro que ele não era um especialista em kata, mas um soco ainda é um soco! Hoje, se você olhar para muitos campeões em kumite, eles não podem nem mesmo desferir um soco corretamente. Você não pode nem ver de onde o soco está vindo! Não é Karate mais. É uma mistura entre o boxe e wrestling.
E por falar nisso - eu não concordo totalmente com as novas regras da WKF sobre Clinchar ".
J: Sim, eu ouvi você tem algumas opiniões fortes sobre as regras de kumite WKF. Conte-me mais.
JL: "Primeiro de tudo, eu acho que é bom que as regras estão em constante desenvolvimento. Precisamos de evolução no Karate. Precisamos de um sistema para encorajar chutes agradáveis ​​e pontos agradáveis, por isso é emocionante de assistir, melhorando as chances de se tornar olímpico. Eu concordo totalmente com isso. Mas - Clinchar com as duas mãos...... para imobilizar o adversário - Eu acho que é incorreto ".
J: Por que?
JL: "Porque agora, se você clinchar e o outro cara tenta fazer um movimento, ele recebe uma penalidade. Eu acho que seria melhor para todos, incluindo os árbitros, se dermos penalidade para clinches de duas mãos. O única clinch que deveria se permitido, deveria ser com uma mão. Porque, então, você ainda tem um braço livre para atacar, bloquear, o que for.
Nós não somos lutadores de Judô. Precisamos fazer uma distinção. Mas ainda devemos fazer todo mundo capaz de executar quedas e varreduras e mantê-lo interessante. Isso é algo que eu quero colocar em cima da mesa para a WKF, mas eu preciso de muito apoio. "

J: Você é conhecido também como um treinador de nível mundial.Qual é o seu  conselho n º 1 para as pessoas que querem se tornar bons treinadores?
JL: "Observe muito. Mas não só os seus próprios atletas. Você precisa olhar para um monte de coisas diferentes, e, em seguida, aceitar. Aceite que você pode estar errado. Há mais de uma maneira de alcançar um objetivo. Existem muitos métodos diferentes de fazer um campeão, e às vezes você tem que aceitar que a forma como você está treinando seus atletas não é uma boa. Talvez você tenha que mudar.
Infelizmente, alguns treinadores nunca consideram isso. Eles não podem aceitar qualquer outra forma, e só pensam que seu caminho é o único caminho correto.
É o mesmo com kumite e kata. Para mim, cada pessoa é única no kata. Mesmo que eu não tenha a mesma mobilidade do quadril de um campeão japonês, ainda posso ser bom! Claro, meu Chatanyara Kusanku vai olhar um pouco diferente do que o seu, mas ele ainda pode ser tecnicamente bom.
Este é o tesouro do Karate; tudo o que fazemos, são as mesmas coisas, mas um pouco diferente. Isso é bom. Não há estereótipos. "
J: Então, vamos pergunta-lo sobre: Qual é o seu melhor conselho para estudantes de karate, ou atletas, que querem alcançar a grandeza no que fazem?
JL:  "Mentalidade é mais importante. Não só o físico. Porque, muitas vezes você tem atletas que estão no mesmo nível de um ponto técnico, físico e tático de vista, mas o que os torna diferentes é a sua cabeça. Se alguém quiser alcançar seu objetivo mais do que o outro, ele vai fazê-lo. Acredite em mim. "
J: Como as pessoas podem treinar isso?
JL: "A maneira como você deve ir para o treinamento é importante. Quando você quer se tornar um campeão, cada treino é um campeonato. Cada treinamento é único.Você não está lá para treinar. Você está lá para matar. E esta mentalidade faz toda a diferença.
Hoje eu tenho 35 anos de idade - eu sou mais suave, comparado com o que eu era quando eu tinha 20 anos, eu me lembro daqueles dias com clareza, porque ninguém queria treinar comigo.. Eu estava sempre batendo nas pessoas. Mesmo com meu sensei dizendo: "Vá mais suave" , eu não me importava.
Minha idéia era; Se você está na minha frente, você quer o meu lugar. Isto é tudo. E se você quiser o meu lugar, vou socar você. Esta foi a minha maneira de olhar para a concorrência ".
J: Uau.
JL: "Então, quando eu ia para torneios, meus adversários tinham medo de mim antes de começarmos. Eu ganhava antes da luta sequer ter começado. "
J: Isso te gerou inimigos?
JL:  "Este é um ponto engraçado: Em nível nacional, sim. Mas em nível internacional, não. Os melhores lutadores que eu conheci de outros países se tornaram alguns dos meus melhores amigos. Como Iván Leal, a quem eu bati duas vezes na final do Campeonato da Europa - ele se tornou meu melhor amigo!
Outro cara holandês, eu quebrei o nariz e queixo -, mas ele quebrou meu dedo - nos tornamos melhores amigos!
Então, é realmente engraçado que nós respeitamos uns aos outros por isso. Nós somos o mesmo.Estamos exatamente na mesma situação. Nós dois treinamos duro e queríamos no tornar campeão, por isso tivemos respeito um pelo outro.
Pessoas que nunca tiveram esses objetivos não podem compreender. Quando eles olham, parece que eu quero mostrar. Mas não - eu não quero mostrar. Eu quero ser o melhor. Point ".
J: Como Nietzsche escreveu; "Quanto mais alto subir, menor você parece para aqueles que não podem voar." Agora, você pode descrever a sua experiência mais memorável de sua longa carreira no Karate?
JL: " Claro. O melhor período em toda a minha vida foi quando eu não estava competindo em nível de elite, mas viajava pela Europa para treinamento. Eu tinha 12 anos, e meu pai me levava em todos os lugares para treinar com o sensei japonês; Kaze, Shirai e outros. Eu estava apenas fazendo torneios e seminários.Torneios, seminários, torneios, seminários ... Tudo o que eu queria era estar na esteira. E eu adorei  isso. Eu gostava de apenas treinar duro e espremer o suor do meu kimono.
Essa foi a melhor parte da minha vida. Não pensando em dinheiro, não pensando sobre namoradas. Só  trabalho duro . Isso foi legal.
Agora, do ponto de vista do campeonato; Eu tenho que mencionar o título mundial.Quando você trabalha duro para alguma coisa e consegue, é sempre um sucesso.Mas a alegria que você sente nesse momento é sempre comparado com o trabalho que você põe na preparação. É um alívio quando você ganha. Você pensa sobre todo o trabalho duro e a dor que você teve de suportar.
Além disso, eu tive que passar por uma crise de política com a Bélgica Karate Federation. Você sabia que eu tive que mudar o meu passaporte para se tornar um campeão do mundo? "
J: Não?
JL: " Você não sabe a minha história? Deixe-me dizer-lhe: Eu era campeão europeu pela Bélgica. Mas como eu tinha uma boca grande, eu disse que o presidente da Bélgica Karate Federation era um safado. Ele estava roubando dinheiro, então eu pensei que ele era um um safado e eu disse isso. Obviamente, eu não fui selecionado para qualquer campeonato depois disso. Eu perdi duas seletivas da equipe nacional em um ano, e não foui selecionado. Então eu fiz o Campeonato Mundial no Rio de Janeiro sem treinador ".
J: O que?
JL: "Veja bem, nós fomos para o tribunal. Eles examinaram o nosso caso, e eu ganhei. Assim, a federação disse que eu poderia participar nos campeonatos, mas sem um treinador. Eu estava sozinho, e ninguém na equipe tinha permissão para falar comigo. Então eu fui para a semifinal, porem perdi, e imediatamente chamaram meu pai para dizer que eu precisava de um treinador. Eu estava tão tenso!
Foi quando a Federação Croata de Karate me pediu para lutar por eles. Então eu tive que conseguir um novo passaporte em 24 horas, e para os próximos campeonatos fui selecionado pela Croácia. Eu ganhei tudo depois disso. "
J: Impressionante! O trabalho duro e dedicação sempre bate a política. Agora, é hora de encerrar-mos. Eu só tenho uma ultima pergunta. Nós falamos muito sobre o passado, assim como o presente, mas vamos falar sobre o futuro: Quais são as suas esperanças para o futuro do Karate?
JL: "Do ponto de vista pessoal, espero continuar a ensinar Karate como eu faço agora - com muita alegria. De um ponto de vista global, espero que Karate possa se tornar um esporte olímpico - sem vender a nossa alma. Karate tem que ser Karate.
O problema é, como eu disse antes, com a sobreposição, que o Karate está se transformando cada vez mais em um esporte - em vez de uma arte marcial. Espero que os juízes e a comissão de árbitros deem mais atenção a isso.
Caso contrário, podemos perder tudo.
Além disso, para os atletas, eu acho que seria um bom momento para ser mais profissional. Concorrentes de hoje têm feito grandes passos na velocidade e força, todos são de alto nível hoje. Fizemos muitos bons passos. Mas nós fizemos os maus também. Vamos trabalhar neles. "
J: Sábias palavras. Obrigado sensei Lefevre.
JL:  "Obrigada Jesse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário